Skip links

O que é a psoríase? Sintomas e Tratamentos

A psoríase é uma doença crônica, autoimune e não contagiosa de pele, que causa ao paciente lesões avermelhadas com descamação. Essas feridas geralmente aparecem no couro cabeludo, pés, mãos, unhas, cotovelos, joelhos, além da região genital. Na maioria dos casos, a lesão começa por um tamanho pequeno de placa localizada, mas, se não cuidada, pode comprometer todo o tecido.

Quais os tipos de Psoríase?

A doença pode apresentar vários tipos e aparecer de forma distinta em cada paciente, a depender da localização, característica e gravidade da lesão:

  • Psoríase vulgar: é a forma mais comum da doença. Caracterizada por lesões de tamanhos variados, com coloração avermelhada, escamas secas e esbranquiçadas ou prateadas. Este tipo de psoríase costuma aparecer na região do couro cabeludo, nos joelhos, cotovelos e costas.
  • Psoríase invertida: uma das variações menos comuns da doença. As manchas inflamadas e avermelhadas atingem as áreas mais úmidas do corpo, como as axilas, virilha, região abaixo dos seios e ao redor dos órgãos genitais.
  • Psoríase gutata: é a forma mais abrangente em crianças e jovens com menos de trinta anos. Na maioria dos casos é proveniente de infecções bacterianas, como as de garganta, por exemplo. A doença é caracterizada por pequenas feridas ou pontos vermelhos em forma de gota, que geralmente aparecem no tronco, pernas, braços e couro cabeludo.
  • Psoríase pustulosa: forma rara da doença. É caracterizada pelo aparecimento de manchas concentradas em alguma região ou em todas as partes do corpo. Geralmente as lesões aparecem nos pés ou mãos, quando localizadas, e vêm acompanhadas de bolhas cheias de pus.
  • Psoríase eritrodérmica: é o tipo menos comum das psoríases. As manchas vermelhas, que podem coçar e arder, chegam a comprometer 75% do corpo, podendo apresentar manifestações sistêmicas capazes de atingir diferentes locais do organismo.
  • Psoríase Artropática: também chamada de artrite psoriásica, a doença é caracterizada por fortes dores nas articulações, além de inflamação na pele e descamação. As áreas mais afetadas são as dos dedos das mãos e dos pés, joelho, coluna e quadril.
  • Psoríase palmo- plantar: neste tipo, as lesões aparecem como rachaduras ou fissuras nas palmas das mãos ou solas dos pés, além de apresentar manchas escamosas.

Quais os sintomas da Psoríase?

Os sintomas da doença pode variar de cada pessoa, mas geralmente possui as seguintes características:

  • Manchas avermelhadas na pele;
  • Pele ressacada, com possíveis sangramentos;
  • Lesões avermelhadas na pele, com aparência descamativa;
  • Inchaço nas articulações;
  • Placas de descamação no couro cabeludo, cotovelos, mãos ou joelhos;

Qualquer pessoa pode desenvolver alguma das psoríases, mas alguns fatores podem aumentar este risco, como o tabagismo, obesidade, alcoolismo, infecções bacterianas ou virais, estresse e HIV. A causa exata da doença é desconhecida, por isso, a psoríase ainda não tem cura.

 

Quais os tratamentos da Psoríase?

Por se tratar de uma doença autoimune, o uso de medicamentos imunossupressores auxilia no sistema imunológico, reduzindo as chances do organismo atacar ele mesmo.

Outros tratamentos auxiliam na redução da inflamação e no desaparecimento das placas de escamação, trazendo novamente o aspecto normal da pele.

Somente um médico dermatologista poderá diagnosticar a doença e indicar a melhor opção terapêutica.

A Cicatrimed possui uma equipe especializada para este e outros tipos de lesões. Para saber mais, entre em contato conosco e marque uma consulta com a gente.

Join the Discussion